Aparelho auditivo ligado à internet permite ouvir celular e TV

A vida do bancário Leonardo Nehrer, 26 anos, mudou completamente há quase um mês, quando ele passou a experimentar uma nova sensação em sua vida: ouvir a voz do outro lado da linha de uma ligação no celular diretamente em seu ouvido por meio de um aparelho auditivo.

Leonardo, que é deficiente auditivo desde a infância, é um dos primeiros usuários do único aparelho auditivo do mundo que pode ser ligado diretamente em aparelhos eletrônicos via Bluetooth e internet.

 

“Agora, quando alguém me liga, toca direto no aparelho. Nem preciso encostar o celular no ouvido. Além disso, o aparelho facilitou a audição em todos os sentidos”, comemora o bancário, cuja surdez foi consequência da meningite que teve aos 2 anos.

Além de ligações em smartphones, por meio de um sistema Bluetooth de 2.4GHz, o Opn permite ao usuário se conectar diretamente com outros equipamentos eletrônicos que também têm essa tecnologia sem fio. Assim, é possível ouvir com clareza, por exemplo, programas de TV, computadores e outros dispositivos inteligentes. O som sai limpinho, direto do aparelho auditivo, como se fosse o áudio de um fone de ouvidos.

Por meio de um aplicativo, o Opn se conecta com mais de 280 tipos de serviços de internet que também estejam em nuvem. Dessa forma, ao receber um e-mail, por exemplo, o usuário não precisa recorrer a dispositivos móveis para checar as mensagens.

O usuário pode programar o ON –aplicativo do Opn– para receber o conteúdo da mensagem, de modo sonoro, direto no seu aparelho auditivo. Isso pode ser feito também para alarmes, despertador e notificações de redes sociais.

 

Outra inovação do dispositivo desenvolvido pela empresa dinamarquesa Oticon é a tecnologia BrainHearing, que permite uma audição completa, acabando com as limitações de direcionalidade do som presente nas próteses atuais.

Com isso, o usuário consegue ouvir com clareza a fala de diversos interlocutores e diversos sons, mesmo em ambientes com excesso de barulho. O aparelho também ajusta o volume do ruído ao redor, a fim de manter o equilíbrio e o conforto da audição, dando ao cérebro um sentido nítido aos sons, com menos esforço. O resultado é uma audição muito próxima ao normal.

Tudo isso só é possível graças à plataforma Velox, que com processamento 50 vezes mais rápido do que a geração anterior de aparelhos auditivos, escaneia o ambiente mais de 100 vezes por segundo, respondendo às variações sonoras de forma muito rápida e oferecendo ao usuário um panorama sonoro de 360º.

O aparelho ganhou prêmios em duas categorias na prestigiada CES 2017 Innovation Awards, o programa norte-americano que reconhece projetos inovadores e serviços de tecnologia de ponta em todo o mundo.

O Opn está a venda no Brasil pelo site www.telex.com.br ou 0800-0249-349.