Aparelho auxilia na localização de células cancerígenas
Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da USP, no interior paulista, desenvolveram um aparelho detecta células cancerígenas por meio de um corante que emite fluorescência. A inovação poderá auxiliar cirurgiões na localização dessas células, otimizando o tratamento dos pacientes.
O equipamento criado no Grupo de Óptica é constituído por duas câmeras (uma que capta imagens em preto e branco e outra que permite visualizar imagens coloridas), um conjunto de LED’s infravermelhos e brancos que ajuda a detectar as células e a captar as imagens, um monitor que permite visualizar as cenas captadas no instante em que se realiza a operação, e por uma manopla que pode ser manuseada pelo próprio cirurgião.
A funcionalização desse aparelho é baseada em um sistema de fluorescência. Ou seja, para localizar o linfonodo sentinela (parte do sistema linfático), injeta-se um corante com propriedades fluorescentes ao redor do tumor. Quando é excitado pelos LED’s, o corante emite uma fluorescência que é observada através do equipamento em questão, permitindo localizar o linfonodo sentinela. Após a localização do linfonodo que abriga as células cancerígenas, são realizadas a dissecção e a análise patológica do tumor.
O custo do novo aparelho, segundo os pesquisadores, deverá ser inferior à média de valores dos equipamentos já comercializados atualmente. Já existem serviços de saúde interessados em adquirir o novo sistema, cuja patente está em andamento.
Com informações da Agência USP