Aplicativo faz do eleitor um ‘fiscal’ das eleições

Você sabe o que acontece com seu voto depois que ele entra na urna eletrônica? Que tal ajudar a assegurar que ele seja contabilizado corretamente? A provocação é do Você Fiscal, aplicativo que pretende dar a todo cidadão com um celular Android nas mãos o poder de se tornar um auditor independente nas eleições deste ano.

O projeto do professor de computação da Unicamp Diego Aranha e do empreendedor digital Helder Ribeiro, que foi desenvolvido por um financiamento coletivo no Catarse, tem como objetivos exigir mais transparência na votação eletrônica brasileira e colocar na mão do eleitor o poder de fiscalizá-la.

Segundo Aranha, a equipe coordenada por ele na UnB conseguiu provar, há dois anos, a vulnerabilidade nas urnas eletrônicas por meio de um teste de segurança público organizado pelo próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os testes não foram aplicados neste ano.

A ideia do Você Fiscal é que, assim que as eleições forem encerradas no próximo domingo, às 17h, os cidadãos fotografem o Boletim de Urna, tipo de “saldo” que é impresso no final da votação com os totais de votos para cada candidato. Como fazer isso? Simples: esses boletins são afixados em local público, como a porta da seção eleitoral.

A participação de muitos eleitores permitiria, assim, identificar se a urna for extraviada/trocada/adulterada depois do fim da votação e se houver bug/fraude no software usado pelo TSE para somar o resultado final.

Quer participar? Baixe o aplicativo na Play Store, adote uma zona eleitoral e boa sorte!

Por QSocial