Aplicativo incentiva doações de sangue no Brasil
O Brasil ainda é um dos países com o menor volume proporcional de doação de sangue da América Latina. Apesar de ser o primeiro em termos quantitativos, o país fica atrás de Argentina, Uruguai, Cuba e Chile quando o cálculo é proporcional (relativo ao número de habitantes).
Um levantamento feito entre os anos de 2012 e 2013 pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS (Organização Mundial de Saúde) nas Américas, mostra que ainda falta conscientização e engajamento por aqui.
Atualmente, menos de 2% da população brasileira doa sangue. A ONU considera ideal um percentual de 4% a 5% – índice alcançado apenas por Japão, Estados Unidos e outros países desenvolvidos. Para reverter esse quadro, o ICI (Instituto das Cidades Inteligentes) lançou recentemente a nova versão do Hemogram.
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
- Ter algum destes 4 sintomas comuns pode indicar que você está com diabetes
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
O aplicativo, disponível para Android, faz o compartilhamento dos pedidos de doação via Facebook e envia alertas para notificar os doadores sobre a data da próxima doação. Quando o aplicativo é instalado, o usuário informa o tipo sanguíneo e fica sabendo de que forma pode ajudar, como, por exemplo, qual banco de sangue necessita de doação.
Tudo acontece em tempo real, com ajuda dos bancos de sangue. Mas é importante que o voluntário preencha todos os dados solicitados pelo aplicativo, pois isso facilitará o mapeamento e ele receberá somente notificações que tenham a ver com o tipo sanguíneo informado.
Além do aplicativo, o ICI disponibiliza também um painel em plataforma web, que é utilizado pelos hemocentros. Por meio desse sistema, o Hemepar pode cadastrar os pedidos de doação de sangue, os quais são divulgados para os usuários do Hemogram de forma imediata.
Para baixar o app, basta acessar: play.google.com