Aplicativo para celular ajuda a salvar tartarugas marinhas
Já imaginou poder ajudar a salvar tartarugas marinhas pelo celular? O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) pensou na ideia e lançou um aplicativo para smartphones, que ajuda os usuários a identificarem e ajudarem espécies de tartarugas marinhas apenas com uma foto.
O Pic Four Turtle objetiva unir a tecnologia com ações de conservação e cidadania, além de conectar as pessoas.
Em três meses de lançamento, o grau de acerto do sistema automático de reconhecimento das espécies por fotografias é de aproximadamente 86%. Contudo, a identificação automática depende de uma série de fatores como posição da tartaruga na foto e a qualidade do registro fotográfico.
- Cientistas criam mochilas para bebês tartarugas em um estudo
- 5 aplicativos que medem a pressão e ajudam a monitorar a hipertensão
- Faça isso para evitar que o WhatsApp salve fotos na galeria automaticamente
- 7 destinos de ecoturismo no Brasil para visitar em 2024
A geolocalização permite que o usuário navegue por todo o planeta e conheça os registros realizados por outros usuários em diversas praias do mundo. “É uma ferramenta tanto para quem já está envolvido na causa, como para quem está iniciando o contato com o mundo das tartarugas marinhas. Com uma foto, as pessoas recebem informações sobre as espécies e encaminham dados possivelmente relevantes para os pesquisadores” explica Ana Cláudia Marcondes, oceanógrafa do Projeto Tamar.
O aplicativo Pic Four Turtle está disponível nas platoformas Android e iOS.
Com informações do ICMBio