Aposentada já viajou quatro continentes desde 2000

A professora aposentada Heloisa Helena Cunha Marques, 71 anos, sempre sonhou viajar por todo o continente americano, do Alasca a Ushuaia, mas teve de esperar. Antes, se casou, terminou a graduação em odontologia, fez pós-graduação, se tornou professora, criou os três filhos, virou avó (hoje tem seis netos) e, ao se aposentar, decidiu que era hora de realizar o sonho antigo.

Heloisa Cunha e garotas do Nepal durante trekking feito em 2008; fotos arquivo pessoal

Em 2000, a cearense percorreu sozinha a Patagônia de jipe, durante quatro meses. Estava lançado o Projeto Avós no Terceiro Milênio, que estimula as mulheres a viajarem.

“No decorrer da chamada vida útil”, diz ela, “as mulheres trabalham para se firmar profissionalmente, ajudar no orçamento, educar os filhos… Nessa fase, muitos sonhos de lazer são engavetados”. E emenda: “Mais tarde, muitas vezes com o casamento desfeito, filhos criados e aposentadas, elas ficam de certa forma paralisadas. Viajar torna-se impossível. Há muita dependência de companhia”.

A proposta do projeto é mostrar que, além de haver vida nessa etapa _”e muita vida”, frisa ela_, tudo pode ser mais “livre e inovador” e sugere formar grupos de viajantes que permitam “descobrir caminhos diferentes, lugares com os quais nós, vovós, sonhamos, sem correrias, abrindo perspectivas”.

O jipe que acompanhou Heloisa em seu primeiro desafio _a Patagônia_, em 2000

Sua lista de viagens é tão longa quanto saborosa: já passou por quatro continentes (América, Europa, África e Ásia) e perdeu as contas das cidades que conheceu.

“Tenho vivido situações muito diferentes do meu dia a dia. Dificuldades jamais enfrentadas. Ficar cara a cara com a possibilidade de fracasso e com o medo foi uma tremenda contribuição para que hoje eu tenha uma noção mais clara dos meus limites”, afirma ela em seu blog. Por conta da idade, ultimamente Heloisa tem viajado acompanhada e de avião _nada que abale, porém, sua sede de aventura.

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.