Aposentado empreende fabricando um dos melhores queijos do NE
Há cinco anos quando se aposentou como diretor em uma empresa do setor de plásticos, Fernando Pinheiro decidiu seguir na ativa em um ramo totalmente diferente: a indústria de laticínios. Ele fundou a Cia da Coalhada e contratou três funcionários. A empresa sediada em Camocim de São Félix, no interior de Pernambuco, cresceu e hoje emprega 25 profissionais e conta com 40 pontos de revenda de seus produtos além de um ativo comércio eletrônico.
Tudo começou quando Pinheiro passou a dedicar-se à produção de queijos em sua fazenda localizada às margens da rodovia PE-103. A Fazenda Vale do Jatobá conta com 30 hectares de terras férteis e um manancial hídrico que favorecem o cultivo de hortaliças e frutas e a criação pecuária. Lá, Pinheiro mantém um rebanho de vacas mestiças da raça girolanda de alta lactação, com produção média diária de 500 litros de leite, destinados à base dos queijos, iogurtes, coalhadas e ricotas produzidos e comercializados pela Cia da Colhada.
O queijo fabricado ali é considerado um dos melhores do Nordeste. Ele já foi premiado por três vezes como o melhor queijo de Pernambuco, pela feira Agrinordeste, um dos mais importantes eventos agropecuários da região. O segredo, segundo Pinheiro, está em desenvolver um trabalho com alta tecnologia e profissionalismo. “Primamos pela qualidade de nossos produtos, que são naturais, e pelo respeito ao consumidor, para que ele tenha um produto em sua residência sem nenhum atravessador”, afirmou ele em entrevista à Agência Sebrae de Notícias.
Para alcançar o sucesso com a Cia da Coalhada, além da disposição de seguir sendo um empreendedor –mesmo estando em condições de se aposentar–, Pinheiro contou com o apoio do Sebrae, que ofereceu serviços de consultoria, e do Senai, que ministrou os treinamentos de capacitação para os profissionais da empresa.
Saiba mais sobre como os profissionais mais velhos ou em idade de aposentadoria estão mudando o cenário dos negócios na matéria “A vez dos veteranos está chegando?”, na edição 106 da revista “HSM Management“.
Para conferir mais casos de empreendedorismo, confira o blog da HSM