Últimas notícias:

Loading...
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

App calcula pegada de carbono das refeições

Por: Redação

Batata frita ou hambúrguer? Sorvete ou chocolate? Estudantes de 12 a 14 anos de uma escola de Illinois, nos Estados Unidos, puderam escolher não apenas o menu mais saboroso, como o que tem menos impacto no meio ambiente.

Por meio de um software, que está em desenvolvimento em uma faculdade americana, os jovens conhecem o valor nutricional dos alimentos e qual é a pegada de carbono associada a eles. Basta que os alunos movam os alimentos para dentro do prato virtual do app Food for Thought.

Jovens usam o aplicativo Food for Thought
Jovens usam o aplicativo Food for Thought

Segundo a professora Emma Mercier, da Universidade de Illinois, o software tem dois objetivos: permitir que os estudantes conheçam as causas e os impactos da mudança climática e decifrem dados como gráficos.

“Esperamos que o app ajude estudantes a entender melhor seus papéis na mudança climática e as opções que eles têm quando tomam decisões sobre a alimentação”, diz ela.

Nessa primeira fase, foi pedido ao grupo de jovens que anotassem o que haviam comido durante o fim de semana. Depois, eles foram desafiados a criar uma refeição que fosse menos prejudicial ao meio ambiente.

O app está em desenvolvimento para ser oferecido em plataformas como o Google Play e a Apple Store, segundo Emma. E a ideia é que possa ser usado em casa também. “Conversas com os pais podem influenciar a família toda a começar a fazer mudanças em suas dietas, baseando-se nesses critérios.”

Para efeito de comparação, segundo o projeto Eat Low Carbon, um hambúrguer emite o equivalente a 2.541 gramas em sua produção; em um sanduíche de peito de peru com queijo, 1.132 gramas; em um omelete de vegetais, 783 gramas.

Por QSocial

Compartilhe:

Tags: #aplicativo