App monitora crescimento de árvores nativas no interior de SP
Por Lidi Ferreira, da ProjectHub
Movidos pela vontade de ajudar o planeta e conter as alterações climáticas, alunos de uma escola de São José dos Campos, no interior de São Paulo, criaram um aplicativo que monitora o crescimento de plantas e mudas de árvores à distância.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Turismo rural: experiências de colheita de frutas encantam visitantes no interior de São Paulo
- App brasileiro para monitoramento de enchentes é premiado por impacto social
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
O trabalho é resultado de uma parceria entre o Colégio Poliedro e a ONG Vale Verde. Os alunos do módulo de empreendedorismo digital criaram um aplicativo como parte do projeto “Ensinando a plantar”, idealizado pela ONG.
Após identificar áreas onde existem nascentes que estão sem árvores no seu entorno, a ONG promove nas escolas o plantio e o reflorestamento. Mais de 800 mudas nativas da Mata Atlântica foram manejadas e mais de 100 já foram plantadas pelos estudantes, que passarão a monitorá-las via app.
“O aplicativo, desenvolvido por alunos de apenas 14 anos, tem sido muito importante para os nossos projetos de preservação do meio ambiente”, afirma a diretora da ONG Vale Verde, Sueleide Prado.
Cada estudante pode ter um perfil dentro do aplicativo, que traz detalhes sobre a muda plantada, a altura e uma breve descrição de sua espécie, possibilitando, assim, acompanhar seu desenvolvimento. As informações também estão em um mapa colaborativo, que mostra a localização das árvores e qual escola foi responsável pelo plantio.
Via Meon