App mostra quantas vezes homens interrompem mulheres

06/03/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:06

Se você é mulher, provavelmente já foi interrompida por homens enquanto tentava se expressar. Se você é homem, é possível que já tenha impedido uma mulher de falar, mesmo sem perceber. Agora, um app vai medir quantas vezes isso acontece no dia a dia.

Reproduções de tela do Woman Interrupted
Reproduções de tela do Woman Interrupted

Idealizado pela agência BETC São Paulo, o aplicativo Woman Interrupted conta quantas vezes a mulher é interrompida por um homem.

O app funciona através do microfone do celular. Para captar melhor as interrupções, a usuária deve registrar sua voz no sistema.

Peça da campanha de lançamento do aplicativo
Peça da campanha de lançamento do aplicativo

Homens também podem usar o app, mas o funcionamento é diferente: o sistema mostra quantas vezes eles as impediram de terminar uma fala.

Apesar do Woman Interrupted ter sido desenvolvido principalmente para o uso em situações profissionais, como apresentações e reuniões, ele também pode ser utilizado em qualquer ambiente.

O app permite a diferenciação de vozes masculinas e femininas, e as interrupções captadas são transformadas em dados. Há o registro do número, da duração e da data em que elas ocorreram, mas nenhuma das conversas é gravada.

Peça da campanha de lançamento do aplicativo
Peça da campanha de lançamento do aplicativo

O manterrupting (quando um homem interrompe a fala de uma mulher) é considerado uma prática sexista. Um estudo de 2014, publicado no “Journal of Language and Social Psychology”, mostrou que a prática de impedir que a outra pessoa conclua o raciocínio é mais frequente em homens.

O Woman Interrupted está disponível para download nos sistemas operacionais iOS e Android nos idiomas português, inglês, francês e espanhol.

Por QSocial