App transforma kms percorridos nas atividades físicas em doações a ONG’s

Além da prática de exercícios, usuário pode ainda colaborar para causas nobres

01/04/2021 11:02 / Atualizado em 02/04/2021 13:44

A vontade de combater o sedentarismo e mudar a cultura de doação no Brasil foi o pontapé inicial que fez com que Saulo Marchi e Andre Kok se encontrassem. Nascia ali o desejo em comum de criar um app que unisse as paixões de ambos.

Desenvolvido por Saulo, o Km Solidário transforma quilômetros percorridos nas atividades físicas (caminhada, corrida, ciclismo e natação) em doações financeiras para ONG’s.

App transforma kms percorridos nas atividades físicas em doações a ONG’s
App transforma kms percorridos nas atividades físicas em doações a ONG’s - Anna Frank/iStoclk

A parceria de duas pessoas com trajetórias diferentes, mas com um mesmo propósito, transformou em realidade um sonho que permite ao usuário ter uma motivação extra para realizar atividades físicas, pois além da prática de exercícios, o usuário pode ainda colaborar para causas nobres de 8 ONG’s.

“É cientificamente comprovado que existe uma relação causal entre o ato de doar e a saúde mental. O Km Solidário consegue unir o melhor dos dois mundos: o usuário se exercita e melhora sua saúde física, e doa, ajudando tanto a ONG quanto seu bem-estar mental”, comenta Andre.

O funcionamento do app – lançado há pouco mais de um mês e disponível para download tanto no iOS quanto Android – é bastante simples: o usuário tem a opção de converter sua atividade física em doação pelo próprio Km Solidário. Ao final do exercício, a distância percorrida é automaticamente revertida em doações de kms para uma das oito ONG’s, escolhida previamente pelo usuário na hora em que estiver sincronizando sua atividade, e, através de patrocínios, estes kms são convertidos em doações financeiras. São elas: Instituto Horas da Vida, Colégio Mão Amiga, Pernas de Aluguel, SOS do Câncer, Instituto Luisa Mell, Arrastão, AroMeiaZero e Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ.

A iniciativa pioneira fez com que os sócios buscassem apoio de grandes players para chancelar o negócio. A Moss Earth, maior plataforma ambiental do mundo e produtora de créditos de carbono, é atualmente uma das principais marcas parceiras. Hoje, o Km Solidário também apresenta um time de peso de embaixadores que confere ainda mais credibilidade ao projeto: os medalhistas olímpicos pelo vôlei brasileiro Virna Dias e Tande, o multiatleta paralímpico Estevão Lopes, Cacá Bueno, nove vezes campeão da Stock Car e tricampeão da Copa Fiat e Lars Grael, velejador brasileiro, medalha de bronze olímpica em Seul e Atlanta. Desde o lançamento, o aplicativo já conta com milhares de usuários em sua base.

O Km Solidário é audacioso na escolha de suas alianças. Além do time dos embaixadores, outro grande e importante diferencial é a formação de um conselho administrativo, composto por executivos e empreendedores socialmente engajados. São eles: Sylvio de Barros, Fundador da WebMotors; Ana Minuto, Fundadora da Minuto Consultoria; Hugo Bethlem, Cofundador do Instituto Capitalismo Consciente; Eduarda Espindola, Cofundadora da Fhinck; Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário; e Amanda Sanchez, Diretora de Marketing na fintech Gorila.