App traz músicas para meditação com oito temáticas diferentes

09/06/2015 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 21:49

No meio da correria, as trocas de mensagens pelo celular não param. Seja na rua, em casa, no trabalho e até no banheiro, você pode estar on e se comunicar com o mundo inteiro. Mas e se você usar o celular justamente para fazer o contrário, ou seja, para parar e (por que não?) se comunicar com você mesmo?

“Cada vez mais nos conscientizamos da necessidade de relaxar e meditar para ter uma vida plena e saudável. O que antes foi domínio dos místicos para alcançar a iluminação é hoje recomendado por médicos, para controlar o estresse, a ansiedade e a depressão”, diz Mirna Grzich, especialista no assunto e criadora do aplicativo Medita!

Cheio de mensagens inspiradoras, para ajudar a lidar com as emoções, o app traz oito estilos de meditação. “O objetivo é ajudar as pessoas a operar de um espaço de calma, conexão, harmonia e centramento,  sensações que propriciam uma existência com mais lucidez, clareza, criatividade, consciência e beleza”.

Na versão gratuita é possível acessar uma meditação de cada um dos seguintes temas:

Mindfulness: um dos estilos mais testados no momento pela medicina moderna. Atua sobre a pressão arterial e índices hormonais. Vem do Vipassana, meditação clássica budista e é focado na respiração. Induz a prestar atenção total e plena a tudo que acontece no corpo, na mente e nas sensações.

Meditações Essenciais: os clássicos das meditações mais conhecidas, como a meditação de compaixão do Dalai Lama, meditação de conexão com a terra, pela paz e para superar o medo.

Insights e Reflexões: toques e poemas sobre meditação, mindfulness, saúde e consciência.

Orações e Mantras: para abrir o coração, conectar com o sagrado e aprender a cantar mantras.

Meditações da Lua Cheia: a cada Lua cheia, a meditação certa para conectar com a energia astrológica do mês.

Quem é Você (processo de autoconhecimento): um passo a passo para o autoconhecimento, um dos mais completos programas de desenvolvimento pessoal já criados. Questões fundamentais como ética, inteligência emocional e espiritual, e capacidade de perdoar, entre muitos outros, são aqui elucidados por textos que levam a uma verdadeira viagem interior.

Meditando com Tradições Espirituais: uma prática guiada pelas tradições espirituais como o budismo, o hinduísmo e o taoismo, entre outras.

Relaxando e Meditando: meditações produzidas a partir da linguagem das tradições espirituais e da ciência cognitiva, para alcançar o silêncio interno.

Para ter acesso ao conteúdo todo e ainda mais quatro meditações novas por mês, é preciso pagar a assinatura mensal de US$ 9,99. “O Medita é auto-sustentável, não tem patrocinador nem anúncios, por isso se mantém pelo público por meio das assinaturas”, afirma Grzich.

Desenvolvido por Reinaldo Almeida, iOS developer, e com a direção de arte de Marcelo Sales, o aplicativo pode ser ouvido também off-line.

“Ao ouvir o Medita, diariamente, no carro, em casa, durante a caminhada, ou na cama, a pessoa começa um processo de autoconhecimento e de sabedoria interna, com insights e epifanias. Com choro e riso. Com consciência e devoção. Há pesquisas hoje provando os benefícios da meditação e da mindfulness, realizadas pelas maiores universidades e centros medicos do planeta. Inclusive aqui no Brasil”, diz Grzich que é também jornalista e terapeuta criadora do programa “Música para a Nova Era”, da rádio Eldorado FM, em São Paulo.