App usa avisos visuais e sonoros para economizar água no banho

A grave crise hídrica que atinge o Estado de São Paulo desde o começo do ano fez surgir no mercado diversos aplicativos que ajudam a população economizar água. O mais recente deles é o Banho Rápido, que além de incentivar o uso consciente da água evitando o prolongamento desnecessário do banho, estimula o fechamento do chuveiro sempre que possível e ajuda a natureza.

Desenvolvido pelo engenheiro elétrico Caio Tramontina, 24 anos, o aplicativo é de fácil uso. O usuário precisa apenas configurar o tipo de banho em um simples menu, definindo se irá lavar a cabeça ou não, se tem cabelo comprido, quantas vezes passa shampoo e qual o tipo de chuveiro (ducha ou chuveiro elétrico).

O aplicativo então utiliza estas informações para definir o tempo de cada etapa do banho e emite avisos visuais e sonoros que guiam o usuário. Também é possível controlar e compartilhar o quanto foi economizado com o uso do aplicativo.

Formado pelo Centro Universitário da FEI e com passagem pela Universidade Estadual de New York em Stony Brook (EUA), Caio desenvolveu o Banho Rápido como hobby, embora nunca tenha aprendido desenvolver sites e aplicativos na faculdade. “Sempre gostei muito do assunto e aprendi assistindo tutoriais e lendo matérias na internet”, diz ele.

O Banho Rápido está disponível gratuitamente para Android (celulares e tablets) e em breve para iOS. No site www.banhorapido.com é possível obter mais informações sobre o aplicativo e ser notificado quando a versão estiver disponível na Apple Store.