Aquecimento global força peixes a migrarem para outras águas
Devido a mudança climática, muitos peixes estão migrando de seus habitats naturais para aguas mais frias, o que faz com que muitos deles não aguentem a temperatura a qual não estão acostumados e esses acabam sendo afetados ou até morrendo.
Uma equipe de pesquisadores realizou um estudo para saber mais sobre o futuro dos oceanos e a pesquisa mostrou que diante de dois cenários de mudança climática, um o aquecimento atmosférico pode se limitar a dois graus antes de 2010 e no outro, diz que o ritmo atual deve continuar o que elevaria as temperaturas em até cinco graus.
O estudo afirma ainda que na pior das hipóteses os peixes migrarão 65% mais rápido trazendo assim muitas consequências negativas para a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
“Todas as espécies e recursos que obtemos dos oceanos serão afetados”, afirmou o professor William Cheung, da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e codiretor do Programa Nereus, sobre o futuro dos oceanos.
Um dos métodos a serem aplicados para que isso não ocorra é limitando as emissões de gases prejudiciais e dessa forma ajudar a reduzir o impacto no aumento das temperaturas atmosféricas.
O estudo faz parte da Iniciativa Oceanos 2015, no qual possui pesquisadores da Europa, Austrália, Estados Unidos e Canadá, que analisam o impacto da mudança climática nas comunidades litorâneas que dependem em grande parte dos recursos da pesca.
Eles alertam que é necessário tomar medidas que protejam os ecossistemas marítimos e oferecer ajuda as comunidades que vivem desse meio a se adaptar, dando educação e informações sobre como manter estável esse sistema.
Via CMais