Área que abriga catadores em Curitiba pode ganhar reurbanização

A Sociedade Barracão fica na região periférica de Curitiba e abriga 12 famílias que vivem da coleta e da separação de materiais recicláveis. Desde 1999, os moradores ocupam o espaço de uma fábrica falida no bairro Boqueirão. Em 2013, receberam parecer favorável em uma ação de usucapião especial coletivo. Agora, uma campanha luta pela reurbanização local.

Área que abriga catadores em Curitiba pode ganhar reurbanização

Os filhos dos trabalhadores brincam no espaço improvisado, com entulhos que encontram e transformam em brinquedos –não há área de lazer no loteamento, que, inclusive, sofre constantemente com enchentes.

“Quando entramos em contato com a comunidade, vimos que os moradores tinham várias necessidades relacionadas à área de arquitetura, urbanismo e engenharia”, explica o Coletivo Trena, organizador da campanha de reurbanização. “Não hesitamos em desenvolver com eles o nosso primeiro projeto.”

Área que abriga catadores em Curitiba pode ganhar reurbanização

Assim, os integrantes do coletivo desenharam a área comum e, agora, lutam para levantar fundos para a execução do projeto. A meta é angariar R$ 29 mil até o próximo domingo (17).

Foram desenhadas cercas para que cada lote seja corretamente demarcado. Também há necessidade de elevar as casas e implantar novo calçamento para melhor absorção da água. Segundo os responsáveis pela iniciativa, os moradores tiveram voz ativa em todo o projeto.

Como recompensas aos apoiadores, há consultoria de arquitetura de interiores. Além de doação em reais por meio do crowdfunding, também é possível doar o material necessário para o projeto. Veja a lista no site da campanha.

“Com a aplicação do projeto, ajudaremos muitas famílias a conquistar seu espaço de moradia com boas condições de acessibilidade e salubridade”, concluem os organizadores da ação.