Áreas abandonadas são transformadas em hortas urbanas na Espanha
Em Valência, na Espanha, o poder público está sendo reconhecido internacionalmente por uma ação inteligente e sustentável: a cidade está criando hortas urbanas em terrenos públicos antes abandonados para que esses espaços tenham um novo significado e sejam utilizados pela população para o cultivo de alimentos orgânicos.
A ação começou há três anos, quando o bairro sustentável Sociópolis estava sendo projetado. O plano incluía um espaço para plantio que foi organizado pelos próprios moradores da região. Hoje, o bairro conta com mais de 40 mil metros quadrados de hortas urbanas.
Por conta desse projeto bem sucedido, a prefeita da cidade, Rita Barberá, decidiu reaplicar a ideia em outros bairros. O distrito de Benimaclet, por exemplo, deve receber mais de seis mil metros quadrados de hortas urbanas.
Para que o plano funcione da maneira correta, a cidade estabeleceu algumas regras: os alimentos colhidos nas hortas urbanas não podem ser comercializados. Tudo que é produzido deve ser consumido pelo produtor, pela comunidade ou deve ser doado a instituições de caridade.
O projeto distribui, anualmente, cerca de 15 mil quilos de alimentos.
Via “Ciclo Vivo“