Arquiteta escreve livro com soluções para conviver bem com idosos

O convívio entre as pessoas é sempre um desafio. Quando a diferença de idade é maior e as restriçoes físicas pedem um pouco mais de atenção, as dificuldades tendem a aumentar. A arquiteta e urbanista Neiva Nigres, focada em arquitetura sustentável, resolveu abordar o tema de forma prática no livro”Como viver bem com idosos”, que será lançado no final de 2015.

“A minha profissão é servir o outro da melhor maneira possível pensando e repensando sua acessibilidade, conforto, harmonia e bem estar quanto ao convívio em qualquer espaço e forma”, diz. “Ao receber o desafio de adaptar o local onde morava para receber um casal de idosos, busquei as melhores soluções de projeto e daí surgiu a experiência para publicar o livro.”

Nigres aborda temas pessoais como, por exemplo, como você vê essa pessoa que vai morar com você, quais hábitos seus podem incomodá-la. Também apresenta uma lista de soluções simples: cimento queimado com impermeabilização e cera antiderrapante, tapete emborrachado, inversão das fechaduras para que fique na parte de cima das maçanetas, entre outras conforme cada caso.

“Resolvi que eu poderia também ajudá-los ao mesmo tempo que esse tema ajudou no meu despertar. Hoje falo de acessibilidade e levanto a bandeira do ‘outro’ pela sua plena inclusão que também é a minha. Afinal, também tenho meus desafios por estar acima do peso e nem tinha despertado pra isso… mas hoje é diferente”, afirma.