Artesãs criam peças de decoração com jeans reciclado
Chaveiro em formato de lagarto, produzido com jeans reciclado e incrementado com bordados[/img]
Da coleção de bichos que o grupo tinha criado a pedido do Parque Nacional de Teresópolis, havia um lagarto transformado em chaveiro que não agradava nada às artesãs. Antonio trouxe referências do lagarto supercolorido criado pelo arquiteto Antoni Gaudí para o Parque Güell, em Barcelona. “Brincamos aqui que o nosso caiu numa lata de tinta”, diz Saionara, que fez o novo modelo, mais curvado.
O carro-chefe da Costurando o Amanhã, no entanto, foi uma cocriação feita em oficinas de desenvolvimento: a coleção Cosmos. A Lua virou encosto de cabeça; Saturno virou capa de almofada, com seu anel destacável, que também decora peças de um divertido dominó; e os dois planetas, junto com Urano, Júpiter e o Cometa, estão num criativo varal de decoração.
Do final de 2015 para cá, não param de chegar ao grupo calças e mais calças jeans que seriam descartadas. Nas máquinas de costura, elas ganham nova forma e retornam ao ambiente em 200 peças mensais, vendidas na internet e em uma das maiores feiras a céu aberto do país, a Feirarte, que está com horário estendido nas Olimpíadas. “Melhoramos a produção e a renda”, comemora Saionara.
Por QSocial