Artista cego pinta avião a partir de músicas do Rock in Rio
As cores intensas e vibrantes compõem as imagens do dia a dia e dão vida às telas do norte-americano John Bramblitt, 46 anos, expostas em mais de 30 países. Mas um detalhe chama atenção: ele é cego.
John vem ao Brasil apresentar sua mais recente obra: um avião pintado com uma estampa feita a partir de músicas de artistas que estarão no Rock in Rio.
A ação faz parte do projeto Musicolors, uma iniciativa das transportadoras aéreas oficiais (Gol, Delta Air Lines, Air France e KLM) do Rock In Rio. A aeronave pintada é da Gol.
- 10 dicas para aproveitar o máximo de Fernando de Noronha
- 23 obras incríveis ao ar livre para apreciar no Inhotim
- Artista com sinestesia vê cor em músicas e pinta suas favoritas
- O que ver na TV? Confira lista dos melhores filmes deste fim de semana prolongado
As músicas que serviram como base para o projeto foram escolhidas em uma votação on-line –o público deveria criar uma playlist com 10 músicas de artistas que irão se apresentar no festival em setembro.
John perdeu sua visão gradualmente ao longo de 20 anos, ficando completamente cego em 2001. Mesmo diante as adversidades, ele não desanimou e, por meio da sinestesia, carrega em suas mãos a capacidade mágica de trabalhar com cores e formas enquanto ouve música.
O artista, que vive em Dallas, descobriu ser possível enxergar através do tato, usando a chamada visão háptica. Com uma tinta de secagem rápida, ele consegue sentir na ponta dos dedos a forma que compõe na tela e, com o auxílio de etiquetas em braile nos tubos de tinta, consegue fazer a mistura certa das cores.
John descobriu, inclusive, que cada cor possui uma textura diferente e, hoje, consegue sentir e enxergar à sua maneira cada quadro que pinta.
Além de pintar com frequência, Bramblitt trabalha ainda como assessor no Metropolitan Museum of Art de Nova York (EUA), onde coordena projetos que garantem acessibilidade à arte.