Artista com câncer vende quadros para ajudar outros pacientes

A artista paulistana Vilma Kano, diagnosticada com câncer em setembro de 2013, fez a primeira doação de parte do dinheiro revertido das vendas dos seus quadros na exposição Série de Peito Aberto e Godê, ocorrida em maio, para pacientes em fase dos tratamentos do IAVC (Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho).

Dos 21 quadros já vendidos,  13 foram usados para o tratamento de Vilma, que segue em continuação. Com os os oito restantes, 30% da venda de cada uma das obras, foram destinadas as mulheres diagnosticadas com câncer pelo IAVC, no último dia 7 de julho. Uma sorteada recebeu parte da quantia em dinheiro, uma peruca, um lenço e bijuterias. Já outras quatro receberam perucas e outros 500 receberam hidratantes e bijuterias.

Mas a estrela mesmo foi a Dona Naudir. Selecionada entre sete pacientes de baixa renda para receber a doação, explica como fará o uso do dinheiro: “Dei metade para a minha filha que cuida de mim, e com a minha parte vou consertar meus dentes e comprar uma televisão, porque não tenho”, diz.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por este tipo de tumor continuam elevadas, muito provavelmente, porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.