Artista cria livro musical com músicas tradicionais brasileiras

O músico Fabiano do Nascimento, 31, saiu do Brasil mas o Brasil nunca saiu de dentro dele. Filho de mãe carioca e pai italiano, cresceu rodeado de artistas que trabalhavam lado a lado com personalidades como Sivuca, Sebastião Tapajós, violinista e compositor brasileiro, e Leny Andrade, cantora de jazz. No entanto, quando completou 16 anos foi morar na Califórnia, não por opção.

“Fui por motivos familiares e depois da ‘high school’, fase colegial norte americana, comecei a tocar na noite apresentando o som brasileiro,” conta o músico.

Dedicado ao violão desde os 11 anos, aprendeu Villa Lobos, choro e passou por alguns conservatórios. Mas de alguns anos para cá resolveu se aprofundar mais na música folclórica que vem da Amazônia brasileira e se apaixonou. “São  cantigas do norte, das tradições da floresta, religiões afros e indígenas de imensa riqueza”, diz.

Dessa pesquisa nasceu a ideia de criar um songbook repleto de descobertas para que mais pessoas tivessem a oportunidade de ter acesso a esse tipo de música.

“É tanta coisa linda, infinita que é preciso guardar”, afirma o músico.

Nascimento já selecionou cerca de 45 músicas que vão desde canções indígenas até tradicionais de rituais do Santo Daime e da Umbanda ¨É uma forma de reconhecer de onde vem algumas canções que cantamos naturalmente, ter mais entendimento e apreciação dessas tradições que se apresentam por meio da linguagem universal da música.¨

“Como músico, quando fazemos esse tipo de busca vivenciamos experiências incríveis de sentir o som que nos toca de forma diferente, abre canais emocionais e perceptíveis muito sutis. Para as pessoas, em geral, também é mais um presente que serve de inspiração.”

O músico acaba de lançar também seu segundo álbum chamado ¨Dança dos Tempos”, que, segundo ele, “apesar de parecer jazz à primeira vista, tem uma pegada mais procurando o chão, com melodias simples.” A produção conta ainda com a participação do percussionista Airto Moreira, reconhecido com um dos melhores do mundo pela revista Downbeat, a bíblia do jazz.

“É muito lindo conectar as pessoas com as tradições e mostrar que tudo vem de um ritual e os rituais vêm do som. A conexão com o mais elevado se manifesta por meio do som. Então, é essa a busca de se conectar com a espiritualidade que eu procuro trazer sem ter que explicar muito, só por meio do ouvir e sentir.”

Conheça mais em www.fabianodonascimento.bandcamp.com