Artista cria máquina que converte refrigerante em água potável
O artista holandês Helmut Smits desenvolveu uma máquina de “destilação” inovadora capaz de converter litros de Coca-Cola em água potável. O equipamento foi batizado de “The Real Thing” (“A Coisa Verdadeira”).
A ideia por trás da invenção é simples: o líquido do refrigerante é fervido e o vapor de água produzido é canalizado em um copo separado. Então, minerais são adicionados ao vidro para tornar a água segura para o consumo.
- Empresa de refrigerantes doa mais de 400 mil garrafas de água a hospitais
- Alunos no PA criam filtro que transforma água da chuva em potável
- Máquina transforma vapor do ar em água potável
- Empresa cria placa solar que produz água potável através do ar
Para criar o sistema de destilação, Smits trabalhou ao lado do mestrando Martien Würdemann e do grupo Synthetic Organic Chemistry , ambos da Universidade de Amsterdã, na Holanda.
O artista decidiu desenvolver a máquina após estudos comprovando que, para produzir um litro de Coca-Cola, pode ser necessário cerca de nove litros de água potável, situação considerada absurda por ele.
A inovação foi apresentada recentemente na Semana de Design Holandesa, na qual concorreu a prêmios ao lado de outras criações. No entanto, apesar do interesse e curiosidade que a máquina tem gerado, Smits não planeja comercializá-la.
Via Design Taxi