Artista polonês com deficiência supera limites e faz desenhos hiper-realistas
Por Cristina Luckner, da eduK
Mariusz Kedzierski é um artista polonês de 23 anos. Sua especialidade são os desenhos hiper-realistas, em sua maioria, retratos. “Não há nada de muito especial no que eu faço. Exceto por um detalhe: eu nasci sem braços”, escreveu em relato ao site Bored Panda.
Para ele, essa questão não o impediu que ele vivesse sua vida, que ele se esquecesse de seus sonhos. Há sete anos, ele começou a se interessar por arte. Desde então, já fez mais de 700 desenhos e foram longas 15 mil horas de trabalho. Kedzierski ganhou um prêmio em Viena, na Áustria, em 2013 de “Best Global Artist” (“Melhor artista global”). Seus trabalhos já foram expostos, além de Viena, em Oxford, na Inglaterra, Cracóvia e Breslávia, na Polônia, entre outras.
- Além de Londres: 5 motivos para fazer intercâmbio no Reino Unido
- 7 atividades para fazer com os filhos e sair um pouco das telas
- 6 sugestões de atividade física para fazer com as crianças nas férias
- 7 filmes, séries e desenhos que ajudam na educação dos filhos
“Eu quero inspirar as pessoas, mostrar a elas que os limites estão só nas nossas cabeças”, diz Kedzierski. Seus mais recentes desenhos foram feitos em uma viagem pela Europa. O artista trabalhou nas ruas de Berlim, Amsterdã, Londres, Paris, Barcelona, Roma, Atenas e outras cidades europeias. Os desenhos são feitos à lápis, em papel.
Realmente é inspirador conhecer uma história como a desse artista polonês. Nos faz refletir sobre nossos desejos e vontade, nos faz querer fazer aquilo que amamos — não importam as limitações. E você? Consegue ser tão determinado ou determinada como Kedzierski? Consegue transformar sua paixão por fazer e suas ideias em realidade? Conheça o projeto Mão Livre, uma parceria entre o Catraca Livre e a eduK, plataforma de cursos on-line.