Artista sírio cria malas reproduzindo casas de refugiados
Um carro é coberto por poeira e ferrugem, cercado por detritos espalhados pelo pátio. Em outro lugar, um quarto está completamente exposto e uma cômoda quebrada de madeira está em cima de brinquedos destruídos. Se você olhar de perto, poderá ver os sapatos de uma criança sob os escombros. Essas são algumas das cenas angustiantes em casas da Síria, onde o conflito e a guerra civil nos últimos seis anos custaram a milhões de pessoas suas casas, meios de subsistência e, para muitos, as próprias vidas.
Mas essas imagens específicas não estão em vídeos ou mesmo em fotografias. Em vez disso, elas são apresentadas como dioramas tridimensionais em miniatura que se sobressaem de malas abertas –um novo projeto de arte que lança luz sobre a crise de refugiados em curso, recriando as casas que dez famílias de refugiados foram forçadas a deixar para trás.
O projeto se chama “UNPACKED: Refugee Baggage“ e foi criado pelo artista sírio Mohamad Hafez, em colaboração com o estudante e refugiado iraquiano Ahmed Badr. A meta do projeto, segundo Hafez, é humanizar ainda mais refugiados, imigrantes e muçulmanos e inspirar as pessoas em todo o espectro político a se relacionarem com eles. Veja as imagens:
- Vídeo de mãe etíope mostra situação de refugiados nos EUA
- Artista gay sírio é acolhido por mãe solteira na Suécia
- Jovens holandeses criam plataforma para refugiados artistas
- Artista chinês cria exposição com 14 mil coletes de refugiados em Berlim
Leia a reportagem completa no Mashable