Árvores modificadas geneticamente poderão iluminar cidades

A biomimética é uma área que estuda os princípios criativos e as estratégias da natureza para criar novas soluções para os problemas da humanidade. Inspirado nesse método, o designer holandês Daan Roosegaarde quer tornar possível usar árvores que brilham no escuro no lugar de postes de iluminação nas cidades.

Logo no início de 2012, o designer viajou aos Estados Unidos para acompanhar de perto um projeto criado pelo cientista Alexander Krichevsky, em parceria com a Universidade do Estado de Nova York. Sua empresa, chamada Bioglow, usa um método que une o DNA de bactérias marinhas luminescentes ao genoma de plantas comuns para que elas emitam luz própria.

O projeto ainda é recente e deve demorar alguns anos para que grandes árvores sejam capazes de substituir os postes de luz. Usando como base o estudo, Roosergaarde planeja fazer uma demonstração da ideia aplicando a árvores já existentes uma fina camada de tinta bioluminescente.

Com esse método, durante o dia elas são carregadas pelos raios solares e à noite emitem luz por até oito horas. No futuro, as árvores “brilhantes”, além de sustentáveis, poderão dar um visual mais bonito às cidades.

Assista ao vídeo:

Via Hypeness