Atleta que vai ao IronMan cria campanha para ajudar instituições

01/11/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:15

A campanha #100HappyIronDays foi criada pelo atleta Márcio Marques, o “Juruna”, com o objetivo de ajudar quem precisa por meio de sua participação no IronMan, o maior circuito de triatlo do mundo.

Atleta que vai ao IronMan cria campanha para ajudar ONGs
Atleta que vai ao IronMan cria campanha para ajudar ONGs

Juruna pretende inspirar pessoas com relatos diários, fotos e vídeos de seu preparo para participar das provas, que nesta edição serão em Mar Del Plata, na Argentina, no próximo dia 3 de dezembro.

Dos valores arrecadados na campanha do atleta, 25% serão doados às ONGs Apae de São Carlos e orfanato Cantinho da Meimei, de São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo.

Esse é o terceiro IronMan do qual Juruna participa. “Em 2015, alcançamos a marca de R$ 30.920 em arrecadações”, ele conta. Em 2016, o IronMan foi completado, mas não houve campanha. “Agora, em 2017, além de completar o terceiro Ironman, quero quebrar o recorde de arrecadações.”

A campanha deste ano, que dura até 14 de dezembro, tem como meta inicial o valor de R$11 mil. Quem contribui pode receber recompensas diversas (veja aqui).

As doações devem ser entregues em janeiro de 2018. Veja abaixo como está dividido o orçamento:

Atleta que vai ao IronMan cria campanha para ajudar instituições
Atleta que vai ao IronMan cria campanha para ajudar instituições

A origem do projeto

Juruna conta que, desde pequeno, sempre teve sucesso nos esportes. A natação lhe rendeu títulos nacionais. Com o triatlo, participou de eventos internacionais que quase o levaram a uma carreira profissional.

Um acidente de carro, porém, o fez perder seu pai, sua mãe e seu irmão. A tragédia o afastou da prática esportiva, mas não dos estudos –formou-se em publicidade e fez pós-graduação em administração e marketing esportivo.

Juruna, com os pais e o irmão
Juruna, com os pais e o irmão

Desde então, ele engordou 50 kg, emagreceu o mesmo tanto, casou e teve dois filhos. “Foram 20 anos buscando respostas e alguma coisa que me acordasse da inércia do dia a dia: brigando com o peso e tentando voltar à rotina de praticar atividade física”, recorda-se.

Nem mesmo uma cirurgia bariátrica o incentivou a voltar aos esportes. Em 2014, porém, foi estimulado por um primo a participar do IronMan. “Foi então que virei a mesa.”

Ele diz que, durante os primeiros treinos, só pensava em compartilhar sua história e inspirar pessoas. Foi assim que surgiu a #100HappyIronDays.

Saiba mais sobre a campanha no Facebook e no Instagram.