Atleta que vai ao IronMan cria campanha para ajudar instituições
A campanha #100HappyIronDays foi criada pelo atleta Márcio Marques, o “Juruna”, com o objetivo de ajudar quem precisa por meio de sua participação no IronMan, o maior circuito de triatlo do mundo.
Juruna pretende inspirar pessoas com relatos diários, fotos e vídeos de seu preparo para participar das provas, que nesta edição serão em Mar Del Plata, na Argentina, no próximo dia 3 de dezembro.
Dos valores arrecadados na campanha do atleta, 25% serão doados às ONGs Apae de São Carlos e orfanato Cantinho da Meimei, de São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo.
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Esse é o terceiro IronMan do qual Juruna participa. “Em 2015, alcançamos a marca de R$ 30.920 em arrecadações”, ele conta. Em 2016, o IronMan foi completado, mas não houve campanha. “Agora, em 2017, além de completar o terceiro Ironman, quero quebrar o recorde de arrecadações.”
A campanha deste ano, que dura até 14 de dezembro, tem como meta inicial o valor de R$11 mil. Quem contribui pode receber recompensas diversas (veja aqui).
As doações devem ser entregues em janeiro de 2018. Veja abaixo como está dividido o orçamento:
A origem do projeto
Juruna conta que, desde pequeno, sempre teve sucesso nos esportes. A natação lhe rendeu títulos nacionais. Com o triatlo, participou de eventos internacionais que quase o levaram a uma carreira profissional.
Um acidente de carro, porém, o fez perder seu pai, sua mãe e seu irmão. A tragédia o afastou da prática esportiva, mas não dos estudos –formou-se em publicidade e fez pós-graduação em administração e marketing esportivo.
Desde então, ele engordou 50 kg, emagreceu o mesmo tanto, casou e teve dois filhos. “Foram 20 anos buscando respostas e alguma coisa que me acordasse da inércia do dia a dia: brigando com o peso e tentando voltar à rotina de praticar atividade física”, recorda-se.
Nem mesmo uma cirurgia bariátrica o incentivou a voltar aos esportes. Em 2014, porém, foi estimulado por um primo a participar do IronMan. “Foi então que virei a mesa.”
Ele diz que, durante os primeiros treinos, só pensava em compartilhar sua história e inspirar pessoas. Foi assim que surgiu a #100HappyIronDays.