Autora norte-americana lança livro sobre carnismo no Brasil

Para quem gosta de questionar hábitos aceitos como naturais pela sociedade atual, a norte-americana Melanie Joy veio ao país para ajudar a analisar mais um conceito arraigado às mesas e vestes tradicionais dos americanos.  “Por que amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas: uma introdução ao carnismo” é o título do premiado livro da autora lançado nos Estados Unidos em 2010 e agora com versão em português, pelo grupo editorial Pensamento.

Psicóloga formada na Universidade de Harvard e ainda professora de psicologia e sociologia na Universidade de Massachusetts, Boston, Joy foi entrevistada por diversas mídias internacionais como a BBC, sobre a sua definição de carnismo: um sistema de crença invisível que molda nossas percepções da carne que comemos, sendo que amamos alguns animais e comemos outros sem saber por quê.

No Brasil, participou por uma turnê, organizada pela editora Pensamento e pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) que passou por Brasília, Recife, São Paulo e Curitiba com o objetivo de os presentes pudessem relembrar a empatia que existe entre nós para com os animais não humanos.

Para a coordenadora dos eventos, a ativista Luana Antero, a repercussão foi além das expectativas.“Os participantes que não eram vegetarianos declararam, em sua maioria, pretender mudar seus hábitos e deixar de comer animais. E os vegetarianos, veganos e ativistas incorporaram novas e ricas estratégias de ativismo, comunicação e psicologia.”

O livro pode ser adquirido na loja virtual da SVB.