Coletores turcos montam biblioteca com livros encontrados no lixo
Uma biblioteca pública feita apenas com livros que foram jogados fora foi aberta por coletores de lixo de Ancara, na Turquia. O local foi inaugurado a partir das obras descartadas que os coletores passaram a guardar.
Segundo informações de agências internacionais e da CNN reproduzidas no site UOL, a intenção era de que só funcionários da companhia e seus parentes pudessem utilizar o serviço. Mas, com o acréscimo de volumes, a biblioteca passou a receber o público em geral em setembro de 2017, apoiada pela prefeitura local.
Moradores passaram a fazer doações conforme os coletores iam recolhendo os livros abandonados –o que foi feito durante meses.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Atualmente, o lugar já tem mais de 6.000 livros de gêneros variados. A biblioteca abriga, inclusive, seções de histórias em quadrinhos e de pesquisas científicas, além de edições em inglês e francês.
O edifício onde foi montada a biblioteca era uma antiga fábrica de tijolos. Os frequentadores podem emprestar os livros por até duas semanas. Escolas, programas educacionais e presídios também estão recebendo os livros descartados.
Leia a reportagem completa no UOL