Combustível a base de tabaco será testado em avião na África do Sul
Embora o transporte aéreo seja considerado um dos grandes símbolos das conquistas da humanidade, muito ainda se discute sobre novas alternativas de combustíveis que agridam menos o ambiente. O que muitos nunca imaginaram é que um dos maiores vícios da sociedade, o tabaco, poderá ser a solução.
A Solaris é uma espécie de tabaco rico em energia. A ideia é que, em breve, os pesquisadores possam usar uma espécie de biocombustível extraído das sementes da planta e usá-los nos aviões da South Africa Airways (SAA), em parceria com a Boeing e a empresa italiana Sunchem Holging.
Mais de 50 hectares das sementes já foram plantados como parte dos planos da companhia aérea para aumentar o uso dos biocombustíveis para 20 milhões de litros em 2017, com o objetivo de 400 milhões de litros para 2023.
Além de beneficiar o meio ambiente, o uso do combustível natural da semente reduz as emissões de carbono em até 75%. Além disso, o projeto irá reduzir os custos de combustível da SAA, que compõe cerca de 40% dos custos operacionais da companhia aérea.