Brad Pitt constrói 100 casas sustentáveis para vítimas do Katrina
O furacão Katrina, um dos mais avassaladores da história dos Estados Unidos, destruiu a região metropolitana de Nova Orleans e causou a morte de quase duas mil pessoas, em agosto de 2005.
Passada uma década, a cidade reviveu graças a união do povo americano e de ações como a do ator Brad Pitt, que construiu 109 casas “eco-friendly” para moradores da região de Lower Ninth Ward atrás da sua ONG Make it Right.
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
As coloridas casas foram projetadas por renomados arquitetos como Franky Gehry, Thom Mayne e Shigeru Ban e se utilizam de materiais ecológicos, desde a idealização do piso e dos painéis solares no telhado até os sistemas de ventilação e aquecimento.
As experiências feitas nos projetos são compartilhadas em um site da organização, que também utiliza as redes sociais para difundir as ideias. “Na verdade, esta é a definição de arquitetura: solucionar problemas através do design. Não estamos falando sobre estética, mas sobre funcionalidade, e isto é o santo graal da arquitetura”, disse o ator.