Brasileira cria desenhos para ação global de preservação dos oceanos

Livro de colorir consciente traz ilustrações da artista plástica Kalina Juzwiak que representam diversos lugares do mundo

A ONG internacional Oceanic Global, parceira da ONU, convidou a artista plástica brasileira Kalina Juzwiak, mais conhecida como Kaju, para desenvolver ilustrações que têm o plástico como tema central.

As ilustrações foram reunidas em um livro de colorir que pode ser comprado online. Toda a renda será revertida para a ONG.

Livro de colorir consciente traz ilustrações da artista plástica Kalina Juzwiak que representam diversos lugares do mundo

A ação, que surgiu como forma de celebrar o Dia Mundial dos Oceanos e combater a poluição dos oceanos, lembrando a importância da biodiversidade marinha e costeira, terá um desdobramento mundial.

Kalina afirma que se surpreendeu com a repercussão do projeto, pois a coleção de figuras interativas chegou ao continente Africano. “Em Camarões, começava um movimento de introdução do livro como parte da educação de crianças em uma comunidade. Esta foi uma faísca para todos nós percebermos o poder que a arte tem de impactar positivamente diferentes culturas, de gerar um movimento de transformação e mudança”, afirma a artista.

Diante deste potencial, a Oceanic Global, em conjunto com a Kalina, decidiu ampliar a ação. O livro será traduzido para outros idiomas, inclusive o português e o espanhol, e informações importantes sobre a poluição dos oceanos serão adaptadas para cada região que o projeto for divulgado. “O projeto está crescendo, mas o foco é sempre o mesmo, que é conscientizar e educar crianças  e adultos  sobre o impacto que o plástico tem na nossa rotina, e que acaba tendo no fundo do mar também”, explica Kaju.

Plástico, inimigo da vida marinha

O plástico é a principal ameaça à vida marinha e, de acordo com a ONU, cerca de 13 milhões de toneladas acabam nos oceanos anualmente. Em 2019, um estudo publicado no Boletim da Poluição Marinha, mostrou que os efeitos negativos causados aos ecossistemas marinhos geram um custo de cerca de US$ 2,5 trilhões anuais.

Além disso, de acordo com a Oceanic Global, a cada 60 segundos, um caminhão cheio de plástico entra no oceano. A urgência em se tratar do tema e reverter os impactos é tanta que, segundo estimativas da ONU, se não houver mudanças no descarte do lixo, até 2050 o planeta terá mais plástico do que peixes nas águas.

Para informar o público sobre os impactos das ações do homem nos oceanos, o livro de colorir consciente traz situações e temas cotidianos, como mercado, casa, escola e parques, junto à temática da praia e do fundo do mar.

“A estratégia  da ação é utilizar temas recorrentes do dia a dia,  para que consigamos chegar no último local das ilustrações, que é o fundo do mar, onde infelizmente também encontramos todo tipo de plástico, que os peixes depois ingerem. Com uma linguagem universal, atingiremos ainda mais o nosso objetivo”, finaliza Kalina.

Os desenhos feitos para a primeira versão do livro estão disponíveis no site oceanic-global.myshopify.com.