Brasileira semialfabetizada vira fotógrafa para vencer a depressão
A brasileira Tina Gomes, moradora de Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo, é semialfabetizada, autodidata, mãe de cinco filhos, esquizofrênica e está em um quadro de depressão. Como forma de pedir ajuda e entender sua própria mente, a ex-cobradora de ônibus começou a capturar imagens impressionantes, mesmo sem ter feito um curso de fotografia.
A fotografia surgiu em sua vida em uma palestra que assistiu no Fotoclube Luminous, convidada pela fotógrafa Rita Barreto. Na mesma época, ganhou sua primeira câmera e iniciou a produção das imagens, usando como modelos os próprios filhos. Para aprender as teorias e técnicas da profissão, Tina se baseou em tutoriais da internet e aperfeiçoou com a prática diária.
- Espetáculo “Ifigênia à Brasileira” tem apresentações online no Facebook nesta semana
- Espetáculo “Ifigênia à Brasileira” tem temporada com espetáculos e ações formativas na Zona Leste
- 4 estabilizadores para celular da Zhiyun com até 60% de desconto
- Catraca Livre indica 9 filmes para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro
Quando foi contemplada com uma bolsa de estudos na escola Riguardare, Tina começou o ensino formal da fotografia, no entanto, nesse período sua vida mudou. Grávida de nove meses, ela descobriu que o bebê sofria de anencefalia e acabou perdendo durante o parto. Abalada, sua vida foi tomada pela depressão, que é revelada através de imagens emocionantes.
A artista diz que não gosta de fotometria (medida da luz proveniente de um objeto) ou flash, pois prefere a luz natural para capturar fotos que refletem seu universo e sentimentos. Com figurinos emprestados e usando como modelo a filha Sophia, de 12 anos, ela procura se libertar de dores e angústias cotidianas.
Veja mais imagens do trabalho:
Via Hypeness