Brasileiros no Canadá promovem talento de pessoas com deficiência
Somos cerca de 7 bilhões de pessoas no planeta e isso pode não soar como uma novidade para você. Talvez a novidade seja que aproximadamente um bilhão desse total de pessoas possuem algum tipo de deficiência.
Apesar de representar uma parcela significativa da população mundial, pessoas com necessidades especiais frequentemente enfrentam mais dificuldades de se inserirem na sociedade e conquistarem almejadas posições quando comparadas à população de não deficientes.
Carlos Martins, Shayne Smith e Pablo Klein (último, à esq.), sócios-fundadores da Tee Talent[/img]
- 7 soft skills que são essenciais para você ter no currículo se quiser um trampo melhor
- Através da música e do esporte, instituto promove autonomia de deficientes visuais
- Gastronomia Periférica promove capacitação gratuita e inserção no mercado de trabalho
- Quem vai ser o próximo brasileiro bilionário? Mega Millions tem prêmio de R$ 1,6 bilhão no sorteio desta sexta-feira
Após imigrar para o Canadá em 2014, Carlos Fred Martins, um dos sócios-fundadores da Tee Talent, chegou a trabalhar auxiliando pessoas com necessidades especiais a conseguirem emprego na região de Toronto. Ele se sentiu frustrado ao perceber que boa parte das empresas locais não queria se envolver com o tema. “Existe uma percepção errada sobre a pessoa com deficiência e sua capacidade de desemepenhar uma função em uma organização”, afirma Carlos, que perdeu o pé esquerdo em um ataque de tubarão em Recife, em 1994.
“Muitas empresas focam na deficiência e não no talento que cada indivíduo pode trazer à empresa”. Foi daí que ele teve a ideia de criar uma empresa formada majoritariamente por pessoas com necessidades especiais. “Geralmente a sociedade vê as pessoas com necessidades especiais como inspiradoras, e percebi aí uma oportunidade de reverter um fator considerado por muitos como negativo em uma oportunidade de negócios com impacto social”, completa ele que hoje está à frente do marketing da empresa.
O catarinense Pablo Klein, também sócio-fundador da empresa, está à frente das operações do negócio tanto quanto da produção dos produtos, já que tem ampla experiência com o desenvolvimento e design de produtos têxteis.
Após ter deixado o Brasil e mudado para o Canadá, Pablo se identificou com o ideal proposto ao negócio. “O Canadá é um país que te estimula a ser um empreendedor. O ambiente de negócios é muito mais amigável e a população em geral tem uma consciência social muito forte, o que é favorável à Tee Talent“, conta.
Shayne Smith, é canadense e completa a equipe por trás empresa. Quando ainda era apenas um bebê, Shayne contraiu meningite e teve 2% de chances de sobreviver. Ele teve que amputar as duas pernas, a mão esquerda e parte dos dedos da mão direita para continuar vivo, mas não cansa de dizer:
“Se você quer ver uma mudança, não espere os outros fazerem isso por você. Seja a mudança que você procura“. Shayne hoje é responsável pela área de relacionamento ao cliente.
Nos EUA e Canadá, outubro é o mês de conscientização do mercado de trabalho para pessoas com deficiência. Já no Brasil, dia 11 de outubro é o dia do deficiente físico, uma excelente oportunidade de derrubar conceitos distorcidos sobre a capacidade profissional desse grupo.
Aos que se interessarem, a Tee Talent vende as camisetas de sua marca por meio do site www.teetalent.com e envia seus produtos para todo o mundo, incluindo o Brasil.
Você também pode segui-los nas redes sociais @teetalentinc no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube e ajudá-los a continuar promovendo o talento e a habilidade das pessoas.