Brinquedo ajuda crianças com dificuldades de movimento

Muitos jogos para tablet têm sido lançados como ferramentas terapêuticas de baixo custo para ajudar crianças com deficiência visual, cognitiva e dificuldades de aprendizagem por meio de aplicativos de terapia e reabilitação. Entretanto, pouco tem sido direcionado às crianças com habilidades motoras limitadas, tais como distúrbios dos movimentos neurológicos que incluem paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, espinha bífida e distrofia muscular.

O Access4Kids foi criado pensando nessa problemática. O dispositivo sem fio funciona como um sensor que pode ser utilizado no braço ou colocado sobre uma cadeira de rodas e permite que o usuário consiga controlar um tablet. Três resistores sensíveis a força medem a pressão e a converte em instruções de comando.

O aparelho vem juntamente com uma biblioteca de software de apoio, com controle de aplicações específica e programáveis para ajudar crianças com dificuldades motoras na parte superior do corpo.

https://www.youtube.com/watch?v=Mc6eygC5eQ8&feature=youtu.be

O projeto, ainda em fase de desenvolvimento, é da Atlantic Pediatric Device Consortium (APDC), uma instituição de pesquisa, localizada em Atlanta, nos Estaddos Unidos, focada no desenvolvimento, produção e comercialização de novos dispositivos médicos pediátricos.