Britânicos estudam técnica para curar cegueira causada pela idade

Um grupo de médicos britânicos estuda criar uma técnica inovadora que promete curar a cegueira da idade, forma mais comum da condição. A cirurgia que está sendo desenvolvida implanta nos pacientes uma espécie de curativo com células-tronco embrionárias.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é muito comum, sendo responsável por cerca de 50% de todos os casos de cegueira ou perda de visão no mundo. No Brasil, a enfermidade afeta cerca de 2,9 milhões de cidadãos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Agora, os especialistas tem como objetivo tornar o novo procedimento algo rotineiro nos sistemas de saúde nos demais países.

O novo procedimento promete curar a cegueira de idade

A cirurgia consiste no implante de células oculares derivadas de células-tronco embrionárias na parte de trás da retina de um paciente que ficou cego por causa da DMRI. O “curativo” transfere as novas células, que substituem as doentes.

A primeira cirurgia, feita com uma voluntária de 60 anos, ocorreu no mês passado no Moorfields Eye Hospital. De acordo com um comunicado da instituição divulgado nesta terça-feira, 29, “não houve complicações até o momento”.

Os testes fazem parte do “Projeto de Londres para Curar a Cegueira”, parceria entre o Moorfields Eye Hospital, o Instituto de Oftalmologia da University College London (UCL), e o Instituto Nacional de Pesquisa de Saúde da Grã-Bretanha.

Via O Globo