Caça-níqueis apreendidos viram computadores para crianças no ES
Dentro dos caça-níqueis proibidos e apreendidos no Brasil, há itens que podem ser usados em computadores. Os gabinetes de madeira abrigam processadores, teclados, monitores, placas de vídeo e estabilizadores de energia. Quando são descobertos, porém, geralmente são destruídos.
Não foi o que aconteceu em Cariacica, no Espírito Santo. Na cidade, peças de 20 máquinas foram direcionadas para um projeto social e podem ajudar crianças que precisam.
De acordo com informações do site G1, parte do que foi apreendido em cassinos clandestinos está sendo empregada em computadores. A ação é feita no Ineces (Instituto Nacional de Erradicação da Carência Escolar e Social), de Vitória.
- 5 vantagens de cursos de programação e coding para crianças
- Confira as 56 novidades para novembro na Netflix
- Justiça autoriza aborto em criança de 10 anos que foi estuprada no ES
- Eleitor de Bolsonaro oferece brinde para quem ‘caçar viadinho’
“Geralmente dá pra aproveitar boa parte das placas-mãe. O HD, as memórias, os teclados, o monitor, são partes que parecem ser velhas, mas que estão em bom estado”, explicou o porteiro Marcos Schimidt, voluntário que faz o trabalho de avaliação das peças e a montagem dos computadores. “Como eu trabalho em prédio, sempre fui conseguindo sucatas e mexendo, analisando, montava e desmontava para ver se dava certo”, disse, justificando sua habilidade na tarefa.
Três computadores já resultaram da parceria entre a polícia e a entidade. Eles serão usados na sala de informática do projeto social Arca de Noé, em Cariacica.
“Se a gente fosse comprar, não ia sair por menos de R$ 20 mil”, afirmou a coordenadora do projeto, Cláudia Oliveira. O Arca de Noé atende cerca de 70 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que frequentam o espaço quando não estão em aulas. Muitos alunos não têm computador em casa e podem ser beneficiados com a ação.
Leia a reportagem completa no G1