Caixas na rua guardam bola que só crianças têm chave
E se existisse uma rua em que todas as crianças fossem donas da bola? Isso já é realidade em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.
Em Pelotas, foram instaladas caixas vermelhas, similares às dos alarmes que só podem ser acionados quando o vidro é quebrado. Dentro de cada uma delas, há uma bola de futebol.
As crianças das redondezas receberam uma chave. Com ela, podem abrir a caixa e pegar a bola. Depois, é só devolvê-la e trancá-la.
“Hoje o futebol de rua vem perdendo espaço para o mundo virtual, e as brincadeiras na rua perdem espaço para as digitais”, avalia o publicitário Thomaz Ballverdu, 23 anos, um dos criadores da ação.
A iniciativa, acrescenta ele, “aproxima crianças de um mesmo bairro, resgatando o gosto de jogar bola na calçada e gerando também uma noção de coletividade de forma divertida”.
A estrutura está instalada de forma fixa em dois bairros: Fragata e Areal. “Elas se mantêm há duas semanas na rua, o que consideramos sucesso pelas dúvidas que tínhamos quanto a furto e nos motiva a estender o projeto.”
Segundo Thomaz, o movimento foi muito bem recebido pelas crianças. “Uma das surpresas foi ver como a comunidade se juntou para cuidar da estrutura, com o envolvimento muito grande dos pais.”
A ação é da empresa de alimentação Biscoitos Zezé. A criação ficou a cargo da agência Mark+.
Por QSocial