Campanha convida paulistano a evitar desperdício de água
São Paulo passa pela pior crise hídrica de sua história. Desde de maio o governo utiliza a reserva do volume morto do Sistema Cantareira, para abastecer e população da Região Metropolitana, que atingiu 8,9% da capacidade na última terça-feira, dia 16.
Apesar da seca, algumas pessoas continuam lavando seus carros e calçadas como se ignorassem o problema.
Para conscientizar a população, a ONG TNC (The Nature Conservancy) lançou a campanha #NaoChoveNaoLavo, que convida o paulistano a deixar de lavar seu carro enquanto a situação de escassez de água se mantiver.
Lavar um carro consome, em média, 500 litros de água. Para limpar toda a frota paulistana –cerca de 7 milhões de veículos–, seriam necessários 3,5 bilhões de litros, o equivalente ao consumo mensal de 25 milhões de pessoas, considerando-se o consumo médio do paulistano em junho de 2014, de 140 litros por pessoa, segundo a Sabesp.
Ao mostrar que é possível poupar água deixando de lavar o carro em períodos de escassez, a ONG espera lembrar as pessoas da importância de economizar água também em outras ações cotidianas.
Via Adnews