Campanha questiona diferenciação entre animais de consumo e estimação
“Por que você ama um e come o outro?”. Essa é a pergunta da campanha da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) que desafia os milhares usuários do metrô Consolação, em São Paulo. Enquanto utilizam as escadas rolantes, os transeuntes se deparam com diversas imagens de animais lado a lado: cachorros e porcos, gatos e galinhas, tartarugas e peixes. A intenção da ONG é fazer as pessoas repensarem qual a lógica da distinção entre eles.
“Quando convivemos com cães e gatos despertamos compaixão por eles. Mas devido a nossa cultura, ficamos bloqueados a sentir o mesmo pelos outros animais”, diz Mônica Buava, gerente de campanhas da SVB.
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A campanha foi lançada pela primeira vez em junho de 2013. Desde então, já percorreu também Curitiba, Belo Horizonte e Brasília, onde foi veiculada em outdoors e traseiras de ônibus.
“Conseguimos manter esse trabalho por meio de doações que podem ser feitas especificamente para essa campanha. Nossa ideia é expandir a mensagem para mais cidades em todo o Brasil”, conta Buava.
Segundo a ativista, o Brasil é o segundo maior mercado de pet do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. “Ou seja, o brasileiro ama os animais domésticos agora precisa aprender a fazer o mesmo link para os outros”, diz.