Campanha recolhe óleo de fritura para fabricação de biodiesel

14/01/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 19:52

O Ministério do Meio Ambiente vai instalar pontos de coleta semanal de óleo de cozinha usado. O objetivo é que os servidores contribuam com a reciclagem. O material será encaminhado para a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), para a fabricação de biodiesel.

Serão abertos pontos para recolhimento todas as sextas-feiras, durante todo o dia, na entrada da sede do MMA e da unidade do órgão na 505 Norte, em Brasília. Nesses locais, a coleta será exclusiva para servidores, que devem fazer o descarte em embalagens plásticas, bem lacradas. Mas a Caesb tem pontos para população em quase todas as regiões administrativas do DF.

São gastos 25 centavos para o tratamento de cada litro de óleo de cozinha que chega à rede de esgoto
São gastos 25 centavos para o tratamento de cada litro de óleo de cozinha que chega à rede de esgoto

Embora os órgãos públicos não tenham obrigação formal na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a portaria 315 foi publicada para que o Ministério do Meio Ambiente cumpra o compromisso previsto para os demais setores da sociedade.

Instalada na unidade da Caesb próxima ao Palácio Buriti, na área central de Brasília, a usina que usará óleo de fritura deverá produzir diariamente 1 mil litros de biodiesel. A produção está em teste e a previsão é que funcione em três meses. Mas a coleta de material está em plena atividade.

O óleo de fritura tem diversos fins, por exemplo, a fabricação de sabão ou como desenformante, que serve para desenformar lages na construção civil.

Para descartar o óleo de cozinha usado, a Caesb tem pontos de coleta em várias regiões administrativas do Distrito Federal. Para mais informações, mande um e-mail para [email protected].