Campanha reúne 8 mil tambores em prol dos territórios naturais

No dia 12 de outubro será o dia em que o som dos tambores vai retumbar em prol da proteção à natureza. Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas em um ato de solidariedade aos povos indígenas, a ação “8.000 mil tambores” irá acontecer, às 12h, simultaneamente em diversas cidades do mundo, com a participação de diversos coletivos culturais e ambientalistas.

“Teremos atividade em São Paulo, Buenos Aires, Miami, Houston, Lima, Bogotá, Medellín, Caracas entre outras”, conta o ativista Juan Carlos Pimenta, um dos organizadores.

Segundo Pimenta, a ideia surgiu a partir do contato com uma profecia do povo Otomi, originário do México, que diz que quando “8 mil tambores ressoarem juntos o coração da Mãe Terra despertará no coração das pessoas para uma nova consciência humana”.

“É um momento para as pessoas começarem a pensar de um modo diferente e reconhecer o quanto somos dependentes do ambiente natural e como devemos ser responsáveis por ele”, diz Pimenta.

A ação acontece desde 2012 e nessa edição espera reunir mais de cinco mil pessoas. Em São Paulo, o local de encontro é o Vale do Anhangabaú.

“Todos os artistas, indivíduos, ativistas estão convidados a se juntar à essa comemoração que de forma simbólica espera despertar nas pessoas uma atitude de solidariedade em relação aos povos indígenas que lutam para conservar seus territórios contra a exploração industrial.”