Campanha sugere surfe como alternativa para paz em Gaza

Nos últimos dias, diversas campanhas nas redes sociais pedem o fim do novo conflito entre israelenses e palestinos. Desde o último dia 8, mais de 700 pessoas já morreram (695 palestinos e 30 militares de Israel e dois civis).

Uma dupla de publicitários brasileiros decidiu pedir pela paz entre judeus e árabes de um jeito diferente: incentivando o surfe.

O projeto “Stop War. Go Surf” (Pare a guerra. Vamos surfar), mistura imagens de equipamentos usados pelos surfistas e materiais bélicos, lembrando que ‘não há fronteiras no line up’, remetendo ao local onde os adeptos do surfe ficam alinhados, esperando as ondas. O projeto é dos publicitários André Araujo e Samuel Normando.

O site também destaca alguns “picos” que são ideais para a prática do esporte, convidando a população da região dos conflitos a ‘largar as armas e pegar suas pranchas’.

Filme

O documentário “Promised Land”, dirigido por Todd Morehead, também associa a questão prática do surfe como ponto de partida para um entendimento entre israelenses e palestinos.

Em meio a uma batalha, aparentemente interminável sobre religião, o surfe surge como uma válvula de escape e amigos de diferentes religiões são unidos pelo amor dos oceanos que os separam. O filme possui participação do tricampeão mundial Tom Curren e do lendário Dorian “Doc” Paskowitz.

Via Brainstorm9 e blog Go Surf