Campos de futebol viram oásis na paisagem da periferia

14/06/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 16:17

Um símbolo das periferias Brasil afora anda cada vez mais difícil de ser encontrado: os terrões, campos de futebol de várzea em que reina o jogo livre, criativo, e, vá lá, uns chutões também.

Quem já assistiu a partidas num desses campinhos _onde quase sempre sobre terra e falta grama, daí o apelido_ sabe: junta gente para torcer, tem gritaria, tem festa.

Pois o fotógrafo Renato Stockler, sócio da agência Na Lata, resolveu registrar essas raridades e reuni-las na exposição “Terrão de Cima”, que estreia neste domingo. Ela faz parte da Mostra Futebol BR, que reúne trabalhos de 40 artistas e tem como proposta ampliar a discussão sobre o futebol para além da Fifa e da Copa.

A ideia surgiu de sobrevoos de helicóptero em 2011. “Vi ali a possibilidade de um ensaio maior, mais focado, uma procura visual por campos que sobrevivem diante da lógica de especulação imobiliária em muitos bairros de São Paulo. A várzea é uma base sólida da alma futebolística no país”, conta Stocker.

Nem foi muito difícil encontrar esses recantos de lazer: “De cima, são um oásis de tom avermelhado no cinza urbano”.

Foram cerca de 40 campos fotografados em distritos como Ermelino Matarazzo, Cangaíba, São Miguel, Iguatemi, Brasilândia, Campo Limpo, Rio Pequeno, Jardim Ângela, Capão Redondo, Pedreira, Jardim Japão, num total de 3 horas de sobrevoo em momentos diferentes.

Para o fotógrafo, uma partida na várzea mostra o futebol real.  “A crueza dos terrões não cabe em um espetáculo midiático. A raça, a paixão que a comunidade tem pelo seu time, a vibração e o amor de uma torcida local faz repensar a forma como o futebol é tratado pelos grandes clubes, pelo marketing de grandes corporações. É algo libertário e também um refúgio. No terrão, quem é, é.”

Serviço

Exposição “Terrão de Cima” 
Onde: Loja Nike 1994 – Rua Fidalga, 274, Vila Madalena, São Paulo
Quanto: gratuita
Quando: de 15 de junho a 17 de julho
Horários: terça a quinta, das 13h às 22h; sexta e sábado, das 13h às 20h; domingo, das 12h às 20h
Informações: (11) 2186-0000

Por QSocial