Canadense de 70 anos devolve relíquia furtada

Foto: Reprodução BBC

Ela guardou por 50 anos um pedacinho do sítio arqueológico de Pompeia como lembrança de sua lua de mel na Itália. Mas, arrependida por todos esses anos, a canadense de 70 anos, cujo nome não foi revelado, acaba de devolvê-lo.

“O fato de que uma pessoa devolver o que pegou por causa do peso na consciência não tem precedentes”, disse à BBC o capitão Carmine Elefante, chefe do Grupo de Proteção do Patrimônio Cultural em Nápoles.

O capitão disse que, apesar de não ser especialmente valioso, o fragmento “era um elemento de um ornamento no quadripórtico [área aberta retangular] em Pompeia, onde tudo tem o seu valor”. “É o testemunho de uma civilização”, resumiu.

A mulher, que chorou ao devolver a relíquia, não foi multada. A polícia disse esperar que sua atitude encoraje outras pessoas que possam ter retirado pedaços da cidade a fazer o mesmo.

Pompeia é uma das atrações mais visitadas da Itália. A erupção repentina do vulcão Vesúvio, em 79 d.C., enterrou a cidade sob as cinzas por 1.600 anos, mas deixou grande parte dela preservada.

As escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

Por QSocial