Carro inteligente avisa sobre congestionamentos

Já pensou em não ter que sair do carro para encontrar, reservar ou pagar o estacionamento? E ainda receber alertas de outros veículos sobre estradas com problemas, evitando assim congestionamentos gigantescos? Essa é a promessa do carro conectado, uma tecnologia lançada pela Ericssom que disponibiliza acesso direto dos automóveis às informações contidas na “nuvem” de memória virtual.

A empresa lançou os primeiros protótipos em 2011, na Europa, com diversos serviços integrados aos carros. A partir de 2012, os serviços diferenciados interativos para o consumidor foram lançados no Brasil por meio da Volvo. “Unimos a nossa tecnologia com o conhecimento do grupo Volvo em comportamento de motoristas e medidas de segurança de tráfego. O resultado são carros completamente conectados, não apenas à internet, mas a um ecossistema que permite a eles conversar entre si, sem intervenção do motorista”, explica Marise Luca, Diretora de Soluções de Transporte da Ericsson na América Latina.

O software disponibiliza informações por meio de uma tela que pode ser acessada do carro, onde é possível agendar serviços de manutenção que são recomendados pelo próprio carro e conter aplicativos relacionados a resolução dos problemas de mobilidade urbana, como os de compartilhamento de automóveis.

“É possível também ter comunicação remota baseada em comandos o carro como ‘onde está você?’, ‘portas abertas’,” conta Luca.