‘Casa do futuro’ sustentável promete ter emissão zero de carbono

Com o aquecimento global e as mudanças climáticas, cada vez mais o homem precisa se adaptar e colaborar com o meio ambiente. Para isso, pesquisadores da Universidade da California Davis, nos EUA, a montadora japonesa Honda e uma equipe de arquitetos e engenheiros criaram a Honda Smart Home, uma casa sustentável com emissão zero de carbono.

A construção levou cerca de dois anos para ser concluída e foi feita dentro da cidade universitária de Davis. A residência tem 180 m², três quartos e dois banheiros, e seu telhado é composto por diversos painéis solares.

A planta foi elaborada a partir de uma técnica conhecida como passive design, procurando aproveitar da melhor maneira a luz solar. Dessa forma, no verão, o telhado da residência bloqueia o sol e mantém o ambiente fresco e, no inverno, utiliza da melhor maneira o calor natural.

O projeto procura usar de maneira inteligente os recursos naturais, como o sol, o vento e a água, fazendo com que a casa produza mais energia do que consome. Um sistema de aquecimento e resfriamento distribui essa energia capturada uniformemente pelos cômodos.

Para compartilhar a inovação com o público, o site da Honda Smart Home disponibilizou todas as plantas dessa casa sustentável e inteligente, revelando quais materiais foram utilizados.