Casa sustentável pronta em um dia abriga refugiados na Itália
A pesquisadora iraniana Narges Mofarahian criou um modelo de casa sustentável de baixo custo para abrigar refugiados de forma adequada e temporária na Itália. Ela pode ser feita em apenas um dia por pessoas não especializadas.
Batizado de AGRIshelter, o projeto está sendo colocado em prática em Milão, no norte do país, segundo informações do site The Greenest Post. O AGRIshelter utiliza materiais locais sustentáveis, como palha e madeira, para construir espaços de aproximadamente 35 metros quadrados.
Nas casas, especialmente projetadas para pessoas em situação de refúgio, sistemas de calefação ou refrigeração não são necessários. As janelas e as portas são feitas de madeira pré-fabricada, os muros são confeccionados à base de fardos de palha e o teto é de lona. A ideia é que as construções sejam feitas ao lado de cisternas, para garantir o fornecimento de água às famílias.
- Como ajudar refugiados e imigrantes em meio à pandemia
- Espanha registra maior número de casos na Europa e, assim como Itália, estende isolamento
- 3 destinos imperdíveis para uma viagem romântica pela Itália
- Na ONU, Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
“A casa pode ser construída em um dia, por quatro pessoas não especializadas, e ainda é fácil de desmontar e transportar”, explica Mofarahian, em entrevista à agência de notícias Efe.
Leia a reportagem completa no The Greenest Post