Casal de médicos abre hospital popular na Índia a preços acessíveis

O cirurgião Atul Varma e a oftalmologista Jayashree Shekhar resolveram mudar a ideia de que só os ricos conseguem tratamento de saúde de qualidade na Índia. No ano passado, o casal de médicos deixou empregos lucrativos no setor privado para inaugurar o Aastha, um hospital popular que cobra apenas R$ 10 por consulta e cerca de R$ 500 por cirurgia.

Para abrir o local, situado na cidade de Hajipur, no Estado de Bihar, o casal fez um empréstimo no banco e comprou um antigo edifício escolar com o intuito de transformá-lo em um hospital de 334 metros quadrados e 12 leitos.

O Aastha conta com consultório espaçoso, centro cirúrgico limpo e funcional, instalações elétricas à prova de fogo, farmácia, colchonetes d’água para manter o prédio fresco durante no verão e sistema de ventilação. Além disso, dois orientadores psicológicos treinados conversam com os pacientes e os educam sobre suas doenças.

Desde sua inauguração, o Hospital Aashta já tratou pacientes diversos, como um bebê nascido sem o reto, até um homem de 108 anos que precisava de uma cirurgia de próstata. O casal de médicos planeja expandir o local e construir mais um andar, além de abrir outro hospital com mais 100 leitos para os pobres.

A Índia gasta apenas 1% de seu PIB na saúde, o que representa um dos menores índices no mundo. Por isso, o gasto dos indianos com a saúde privada corresponde a 69% do total de despesas domésticas. Mesmo que o governo ofereça saúde pública gratuita, apenas 22% da população rural e 19% da urbana frequentam os ambulatórios estatais.

Via BBC Brasil