Casal desenvolve tijolos feitos de borracha reciclada

O casal de empresários curitibanos, Paulo e Andrea Peceniski, donos da Solid Sound, resolveu transformar a grande quantidade de resíduos de EVA (poliacetato de etileno vinil ou copolímero de etileno-acetato de vinila) acumulada em sua fábrica em tijolos sustentáveis.

A Solid Sound é uma loja que fabrica estojos de instrumentos musicais e, por isso, as sobras dos resíduos do revestimento dos cases são descartados diariamente.

Para reciclar esse material eles desenvolveram, com ajuda de um amigo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), uma fórmula para confeccionar os blocos: uma mistura de EVA triturado, cimento, água e areia.

As análises sobre a segurança e eficácia do produto foram satisfatórias e mostraram que, por causa da borracha, as peças isolam ruídos de maneira bem mais eficiente que os tijolos comuns e têm ótimas qualidades térmicas.

A produção dos tijolos levou cerca de cinco meses para ser finalizada, montando 9 mil unidades utilizadas para a construção de toda a estrutura da casa do casal em Curitiba.