Celular reciclado denuncia desmatamento em florestas tropicais
A destruição das florestas tropicais é uma das principais causas das mudanças climáticas do mundoi, segundo o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Um projeto sem fins lucrativo promete uma solução interessante para o problema: a primeira plataforma a gerar dados em tempo real sobre desmatamento nessas regiões.
Usando celulares reciclados e uma estrutura que capta energia solar, a Rainforest Connection instalou diversos aparelhos para monitorar o som local, detectando o estridente ruído das motosserras e avisando as autoridades locais via SMS para que elas possam tomar uma providência.
- Na ONU, Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
- Celulares velhos protegem florestas do desmatamento ilegal
- Multinacionais são acusadas de conivência com desmatamento
- Celulares reciclados vão virar medalhas nas Olimpíadas de Tóquio
O equipamento também permite um contato mais direto com as florestas, podendo ouvir em tempo real, através de um aplicativo, a sinfonia silvestre das matas.
De acordo com os desenvolvedores do projeto, a ‘proteção’ das árvores gerada por cada equipamento instalado é o equivalente à retirar 3 mil carros das estradas –além, é claro, de ser uma forma inovadora para reciclar os milhões de aparelhos de celulares que são jogados fora todos os dias.
O projeto está em fase de testes em Sumatra, na Indonésia. A Rainforest Connection busca financiamento coletivo no site para Kickstarter levar a plataforma para outras regiões do país asiático e da Amazônia.
Via Brainstorm9